You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A IMPERMEABILIZAÇÃO DAS VIGAS BALDRAMES E SEUS BENEFÍCIOS

A impermeabilização na construção civil é a ação de vedar ou selar determinadas superfícies de modo a protegê-las contra as infiltrações. Dessa forma, contribui para a maior durabilidade das construções, já que evita o surgimento de mofos, bolores, manchas e destacamento do revestimento interno.

As vigas baldrames são elementos estruturais horizontais de fundação capazes de suportar a carga das paredes. Por se tratar de um elemento enterrado, a manutenção ou obra de reparo no sistema de impermeabilização de uma viga baldrame é extremamente difícil e, por vezes, inviável. 

A falta ou uso inadequado da impermeabilização compromete a durabilidade da edificação, causando prejuízos financeiros e danos à saúde. A água infiltrada nas superfícies e nas estruturas afeta o concreto e as alvenarias. O ambiente fica insalubre devido à umidade, fungos e mofo, diminuindo a vida útil da edificação.O custo médio da impermeabilização da edificação fica entre 2 e 3% do total do empreendimento. A falta ou deficiência dessa característica é responsável por 50% dos problemas patológicos nas edificações, o que pode acarretar num custo de 20% do total do empreendimento apenas para o reparo, ou seja, a execução da impermeabilização durante a obra é mais fácil e econômica se comparada com a execução depois da obra concluída.

umidade ascendente nas paredes é uma patologia bastante comum e é um sinal de que os baldrames não foram devidamente impermeabilizados.

 

Os sinais clássicos são:

 

  • Descascamento da pintura;
  • Manchas de bolor;
  • Fungos e mofo na parede à uma altura normalmente de até 50cm do chão.

 

Erroneamente, existe uma ideia difundida em algumas regiões de que a instalação de pisos e azulejos de cerâmica resolvem o problema de infiltração nas paredes.

Contudo, esse tipo de material tem a função de revestimento, e não é capaz de exercer o papel de sistema de impermeabilização.

 

Fonte:

https://fibersals.com.br/blog/impermeabilizacao-de-baldrame/

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=20&Cod=137

https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2016/02/02/a-importancia-dos-sistemas-de-impermeabilizacao-e-suas-principais-tecnicas/

https://lonax.com.br/o-que-entender-sobre-impermeabilizacao-na-construcao-civil/

VER TODOS OS ARTIGOS